quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Talvez haja um ídolo no "Idolos"

Embora já tenha passado por quatro edições sem revelar um verdadeiro ícone popular no Brasil, o reality show "Ídolos", da Record, revelou em seu primeiro dia um candidato que merece atenção.

Everton Maciel, 22 anos, de Porto Alegre fez Fafá de Belém chorar copiosamente. Tá certo que a gente sabe que a Fafá se emociona fácil, seja cantando o hino, seja encontrando o papa, mas o fato é que o rapaz é de um carisma autenticamente brasileiro.


Abandonado pelo pai quando tinha cinco anos, Everton parece viver apenas na companhia de amigos muito mais velhos que ele, todos apreciadores de samba. Ele conta que cresceu ouvindo Cartola, Elizeth Cardoso e Beth Carvalho na companhia da avó.

Qualificado pelos amigos como educado, humilde, sensível e melancólico, Everton teme pelo futuro do samba: "A gente toca aqui [no bar] e é uma choradeira. Porque a essência é o samba e o samba é muito melancólico. O samba tá morrendo, tá morrendo... Tem uma música que diz que o samba agoniza, mas não morre, mas do jeito que tá, não sei não... Se eu viver mais 60 anos eu acho que não vou ver samba", diz aos risos.

Everton chega ao local da audição. Seu estilo de se vestir mistura o malandro carioca com o garoto da periferia. Ele diz a Marco Camargo que é ascensorista e começa a cantar "Naquela Mesa". O gestual é do próprio Cartola. A voz, como observa Camargo, não "está no nível das pessoas que cantam".

Supla o aprova pela emoção da voz e pelo estilo. Marco Camargo diz não, embora respeite o fato de o rapaz emocionar. A voz, contudo, é tão carregada de choro que leva Fafá de Belém às lágrimas. "Não tem a voz perfeita, não é o mais bonito, mas carrega toda a vida numa garganta. Você me lembrou Cartola, Nelson Cavaquinho, Zeca Pagodinho. Você é um "Ídolo"? O resultado só nesta quinta-feira.

Veja a apresentação do rapaz aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário