sábado, 8 de setembro de 2012

Me condenem, mas eu acho o "SNL" engraçado

O Brasil tem sofrido de uma falta de humor crônica. Com nossas instituições cada vez mais decrépitas, o único espaço em que não se admite palhaçada e deboche é, ironicamente, na indústria do entretenimento. Ficamos tão especialistas em criar ilusões perfeitas que tentamos consertar os defeitos da realidade através da ficção.

Na semana passada, por exemplo, a mesma juíza que entrou com o processo de investigação sobre um possível estupro na última edição do "BBB" agora está querendo processar a personagem negra, pobre e desdentada do "Zorra Total".  OK, exagero, ela quer processar a Globo, o ator ou os dois, afinal, o Brasil está como a Holanda, com vaga sobrando na cadeia e com bandido faltando na rua, por isso, uma das soluções encontradas para melhorar a qualidade de vida na sexta maior economia do mundo foi processar personagens da ficção e humoristas boquirrotos.

Uma das vítimas dessa onda foi Rafinha Bastos. Não sei o que aconteceu com a Rede TV! para ter demorado tanto para colocar o "Saturday Night Live" na noite de sábado, mas vendo o programa dessa noite dá pra ver que, independentemente do "crime" cometido por Rafinha contra a família Camargo, o programa dele na Rede TV! está com esquetes boas, engraçadas, inteligentes e interpretadas por ótimos atores.



Esbarram no politicamente correto? O tempo todo, mas e daí? Não gosta, não assista. Achou chato, achou ruim, achou ofensivo, simplesmente não assista mais. É muito mais eficaz e confortável tirar o que sustenta o mau humorista: audiência e, consequentemente, patrocínio.

Eu não gosto nem um pouco do "Zorra Total". Acho um programa ultrapassado, com um tipo de humor desgastado e anacrônico. Pode até ser que esse apelo sem graça, batido e mega ultrapassado do cabelo de bombril seja racista, mas não vai ser censurando o ator que a sociedade vai aprender a não ser racista. Censura é dispositivo próprio de ditaduras.

Agora, pergunto, por que será que ninguém se indigna com o horário eleitoral gratuito? Não é ofensivo e imoral o descaramento e o péssimo exemplo que os políticos nos obrigam a veicular dentro das nossas casas toda eleição? Que exemplos os nossos filhos terão desse tipo de programação? Que não importa o crime que se cometa no Brasil, você sempre será apoiado por uma quadrilha sustentada pelo seu dinheiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário